domingo, 29 de abril de 2012

Pesquisa: critérios para a boa obra musical

Em setembro de 2008, a revista BRAVO! lançou uma polêmica edição especial com as "100 obras essenciais da música erudita", assunto que também abordou em relação à literatura, artes plásticas e ao cinema. Com relação à música, não foram poucos os comentários na web questionando a idoneidade e a ordem de importância das obras desfiladas, uma vez que cada apreciador de música erudita tem critérios provavelmente muito diferentes de análise de cada uma das obras. Um dos blogs chegou a galhofar do editor chamando-o de "bebum".

Por este motivo, pensei que talvez não fosse uma boa ideia colocar uma "ordem de importância" nas obras musicais, até porque tal medida é feita com uma régua altamente subjetiva, que leva em conta, apesar de tudo, critérios de gosto pessoal.

Não sei, também, se é uma boa ideia tentar fazer esse tipo de catálogo, mas, certa feita, estava eu na casa de minha irmã e, curioso, acabei folheando um extenso e educativo compêndio de meu cunhado, chamado "World Heritage Sites". Livro do mais interessantes, contém um guia de todos os lugares tombados pelo patrimônio histórico da humanidade, editado pela UNESCO.
Cada um dos lugares é catalogado pela ordem de data de tombamento, e não pela suposta "importância histórica", mas o que chamou mais atenção é que cada lugar era classificado por três ou quatro categorias. Não me lembro de todas agora, mas algo do tipo: "Sítio arqueológico", "importância histórica local", importância histórica mundial", "beleza natural", ou algo do gênero.

Por este motivo, pensei em algo semelhante para a música. Não sei se isso já foi feito, nem se vai funcionar, mas achei bem divertido, e por isso criei no google docs um formulário para poder realizar uma pesquisa sobre as mais importantes obras da história da música, segundo 4 critérios: importância histórica musical, importância histórica cultural, beleza artística e popularidade da obra.

Eis o link:
https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?formkey=dEtNaEpQRHNkQWNrR25URFU0SGxEQWc6MQ

Fiquem à vontade!
Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário